Portal do Aluno

FACEBOOK

Covid-19

COVID-19

Despesas Covid-19

DESPESAS COVID-19

Despesas Covid-19

LEI PAULO GUSTAVO

PRAÇA SOLANGE MARQUES, 259 - CEP:87265-000 - CENTRO - Quinta do Sol
(44) 3567-1313
Acessibilidade

Quinta do Sol decreta ações de combate ao Coronavírus

Sexta-feira, 20 de março de 2020

Última Modificação: 13/08/2020 17:00:54 | Visualizada 343 vezes


Ouvir matéria

A pandemia do Coronavírus que tem assolado o mundo inteiro desde dezembro e atingiu recentemente o Brasil tem feito os governos adotarem medidas de prevenção para proteger a população e tentar minimizar a infecção. Na COMCAM, o primeiro município a publicar um decreto com orientações à população e apresentando ações preventivas foi Quinta do Sol.

O Decreto Municipal nº 20/2020 publicado no dia 17 de março pelo prefeito João Claudio Romero suspendeu as aulas da rede pública municipal e estadual e da rede privada, atividades de grupos de convivência como os encontros da terceira idade, transporte sanitário para fora do município mantido apenas para casos de urgência, emergência e tratamento de alta complexidade – hemodiálise, gestação de alto risco e outros critérios conforme a Secretaria de Saúde.

Atividades como cursos, visitas ao Lar dos Velhinhos, eventos culturais ou esportivos promovidos pela municipalidade também foram cancelados. As viagens oficiais somente serão realizadas em casos emergenciais ou excepcionais. Transporte de acadêmicos para outros municípios também estão suspendidos temporariamente.

De acordo com o Decreto nº 023/2020, ficam suspensos por 15 dias, podendo ser prorrogados, o funcionamento de estabelecimentos e atividades comerciais e ambulantes, exceto serviços essenciais, de saúde, postos de combustíveis, mercados e farmácias, conforme normativas do Ministério da Saúde e Governo do Estado. Para estabelecimentos como bares, lanchonetes e restaurantes estarão liberados os serviços de entrega (delivery), devendo as portas ficarem fechadas/trancadas. Além disso, os locais que estarão em atendimento devem garantir toda a higienização e ações de prevenção ao Coronavírus, como a disponibilização de álcool em gel para os clientes. As cooperativas agrícolas foram recomendadas normas para o atendimento agendado e de forma individual.

Há também recomendação para que toda população, se possível, permaneça em suas casas e que, caso seja necessário o deslocamento a qualquer local ou estabelecimento, que tomem as devidas precauções, evitando aglomerações e contatos com outras pessoas. Recomenda-se também, aos cidadãos quintassolenses que não recebam familiares vindos de outras cidades durante a quarentena contra o Coronavírus.

Além disso, a Prefeitura de Quinta do Sol e a Secretaria de Saúde também orientam à população que se manterá em casa, para continuar os cuidados preventivos em relação ao combate à dengue.

 Veja Também