PRAÇA SOLANGE MARQUES, 259 - CEP:87265-000 - CENTRO - Quinta do Sol
(44) 3567-1313
Acessibilidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

Maior edição do FEFOSOL entra para história de Quinta do Sol

Sexta-feira, 09 de agosto de 2019

Visualizada 20 vezes


O XIV Festival de Folclore de Quinta do Sol entrou para a história como a maior edição do evento. De 31 de julho a 3 de agosto, grupos do Paraná, Pará, Rio Grande do Sul, Sergipe e Chile subiram ao palco do FEFOSOL atraindo milhares de pessoas ao Centro de Eventos Osvaldo Silva.

O evento que é o único do gênero no Paraná, tem se fortalecido a cada ano e para a edição de 2019, trouxe para Quinta do Sol os seguintes grupos: Grupo Parafolclórico Frutos do Pará e Balé Folclórico Paramazon de Belém (PA); Centro de Pesquisas Folclóricas Raízes Litorâneas de Xangri-Lá (RS); Grupo Folclórico Parafusos de Lagarto (SE); Grupo Folclórico Os Lusíadas e Grupo Folclórico Grüne Stadt de Maringá (PR) e Grupo Parafolclórico Pôr do Sol de Quinta do Sol (PR). Além da presença internacional da Compañia Folklorica Brisa Austral da cidade de Punta Arenas no Chile.

Com cinco grupos de fora do Paraná, a cidade de Quinta do Sol alojou mais de 200 artistas vindos de outras localidades, que abrilhantaram o evento, confirmando o título de Capital Paranaense do Folclore.

A abertura contou com uma novidade: todos os artistas dos grupos subiram ao palco do festival, acompanhados do coordenador do evento professor Lucinei Carneiro e o prefeito de Quinta do Sol, João Claudio Romero. Na entrada para o palco, os artistas receberam os cumprimentos de autoridades locais.

Foram quatro dias de muita música e dança, levando a cultura popular do Brasil e do Chile para o público de Quinta do Sol e região e também para aqueles que puderam acompanhar ao vivo a transmissão do FEFOSOL pela internet.

No penúltimo dia, representantes dos grupos e coordenação do festival foram recebidos pelo prefeito João Claudio Romero no gabinete do Paço Municipal e ganharam uma lembrança do Município de Quinta do Sol.

Além das apresentações noturnas no palco principal, houve a Tarde Escolar que reuniu milhares de alunos de escolas de 12 cidades da região. O tradicional bailão com o Grupo da Terceira Idade Conviver e o almoço com os idosos e funcionários do Lar dos Velhinhos São Judas Tadeu. Durante o evento aconteceu a quinta edição do ARTSol – Feira de Artesanato de Quinta do Sol, com exposição e venda de produtos artesanais, que também atraiu a atenção do público.

De acordo com o coordenador Lucinei Carneiro, “essa edição foi trabalhada com carinho, pois precisávamos deixar marcado para o público por que Quinta do Sol é a “Capital Paranaense do Folclore”, tivemos o maior número de grupos participantes, tivemos público recorde, tanto nas noites quanto na tarde escolar. Creio que conseguimos alcançar esse objetivo”.

Além disso, os preparativos para a edição de 2020 já estão a todo vapor, “Esperamos que 2020 com a décima quinta edição, o Festival se consolide como um dos principais eventos de folclore do país”, afirmou Carneiro. Segundo o coordenador vários grupos do Brasil e também de outros países já realizaram a pré-inscrição para o FEFOSOL 2020.

 Outras Notícias