Quinta-feira, 24 de março de 2016
Última Modificação: 15/04/2016 16:15:33 | Visualizada 411 vezes
Ouvir matéria
A Secretaria de Saúde de Quinta do Sol tem incentivado a realização semanal da Hora H. A ação consiste em reservar uma hora por semana para a visita a domicílios, a limpeza dos quintais e o repasse de informações sobre o cuidado para eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Os funcionários da Secretaria de Saúde e do Paço Municipal estão realizando as visitas nas casas e terrenos da cidade, uma vez por semana, durante uma hora. A ação faz parte da campanha para eliminar os focos de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.
O secretário de Saúde, Willyan de Almeida Romero, ressalta a importância dos cuidados nos quintais, tendo em vista que o índice de infestação predial do mosquito em Quinta do Sol está acima de 5%, enquanto o índice máximo desejável de acordo com o Ministério da Saúde é de 1%.
“Esperamos incentivar a população em geral com essa ação para que todos se mobilizem e limpem seus quintais. Com apenas poucos minutos por dia, cada pessoa pode fazer essa limpeza, eliminando todo material que possa acumular água e servir de criadouro para o Aedes aegypti”, comentou o secretário.
As visitas da Hora H acontecem semanalmente e os funcionários também verificam se nos quintais há presença do Caramujo Africano, um molusco que pode transmitir meningite e tem sido encontrado em Quinta do Sol.