Portal do Aluno

FACEBOOK

Covid-19

COVID-19

Despesas Covid-19

DESPESAS COVID-19

Despesas Covid-19

LEI PAULO GUSTAVO

PRAÇA SOLANGE MARQUES, 259 - CEP:87265-000 - CENTRO - Quinta do Sol
(44) 3567-1313
Acessibilidade

Combate à Dengue

Secretaria de Saúde de Quinta do Sol Pede Apoio da População no Combate ao Aedes Aegypti

Sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Última Modificação: 08/04/2016 14:55:40 | Visualizada 645 vezes


Ouvir matéria

A Secretaria de Saúde de Quinta do Sol pede o apoio de toda população no combate ao mosquito Aedes aegypti¸ que transmite a dengue, a chikungunya e o zika vírus. A atenção tem sido redobrada após os altos índices de infestação de larvas do mosquito na cidade.

Em medição realizada pela Vigilância Sanitária Municipal foi verificado um índice de infestação predial de 6,21% dos imóveis de Quinta do Sol com a presença de larvas do mosquito da dengue. Para efeito de comparação, o índice máximo ideal pelo Ministério da Saúde é de 1%, ou seja, a infestação do mosquito está seis vezes acima do considerado normal.

O secretário de saúde Willyan de Almeida Romero afirmou que apesar dos esforços dos agentes de endemias e agentes de saúde, com as visitas regulares nas casas não são suficientes para eliminar os focos de criação do Aedes aegypti. “Com o calor intenso e o excesso de chuvas nas últimas semanas, o mosquito tem encontrado um ambiente ideal para se proliferar mais rápido. Assim, somente com o apoio das famílias eliminando os possíveis criadouros, conseguiremos reduzir o índice de infestação do Aedes”, afirmou o secretário.

A Vigilância Sanitária indica a todos os moradores a limpar o quintal constantemente, evitando que plásticos, garrafas, latas ou outros materiais que possam acumular água estejam espalhados nos quintais. Além disso, quem possui caixa d’água, vasos de plantas e bebedouros de animais devem manter uma limpeza de rotina, para que os ovos do mosquito sejam eliminados.

Outra preocupação são os terrenos baldios. A Secretaria de Saúde pede ajuda da população na limpeza destes locais e, também, evitem que se transformem em depósitos de lixo. Em Quinta do Sol no ano de 2016, ainda não foram confirmados casos de nenhuma das doenças relacionadas ao Aedes aegypti, mas existem casos suspeitos de dengue e a Vigilância Sanitária espera que todos colaborem para evitar uma epidemia da doença na cidade.

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também