Sexta-feira, 11 de abril de 2014
Visualizada: 134 vezes
Ouvir matéria
O secretário de Saúde de Quinta do Sol, Willyan de Almeida Romero, fez um balanço sobre os primeiros 15 meses à frente da secretaria e indicou problemas enfrentados, o que ainda pode ser melhorado, além de apresentar as conquistas já realizadas e as benfeitorias que ainda estão por vir.
ER – Quais as principais dificuldades enfrentadas no início da gestão à frente da Secretaria de Saúde?
Willyan Romero - A principal dificuldade foi encontrar a Unidade 24 horas fechada. A população era assistida somente pela Unidade Básica de Saúde (UBS), no horário das 8h00 às 17h00. Outros obstáculos enfrentados foram a fila de espera no Agendamento com mais 2.000 pedidos para consultas especializadas e exames mais complexos fora do município. Tivemos também, a epidemia de Dengue logo no início de 2013 com 346 casos confirmados. Além de problemas com os veículos da Secretaria de Saúde, como a ambulância que estava quebrada.
ER – O que você acredita ter sido fundamental para enfrentar essas dificuldades iniciais?
Willyan Romero – Creio que o apoio da Administração Municipal foi essencial, pois tivemos um bom diálogo para debater as alternativas de ações a serem realizadas. E o principal, foi a união e esforço dos funcionários da secretaria para prestarem um atendimento de qualidade à população em meio a tantas adversidades.
ER – O investimento em saúde, pelo município, tem sido satisfatório?
Willyan Romero – Sim. Muitas conquistas foram alcançadas em pouco mais de um ano, graças ao investimento do município. Reabrimos a Unidade 24 Horas, contratamos equipe médica para atender em tempo integral, além de especialistas em pediatria, ginecologia e endocrinologia com atendimentos mensais. Contratação de nutricionista e psicóloga, ampliação do atendimento de fisioterapia para 40 horas semanais. Informatização do sistema de atendimento. E a aquisição de mais um veículo. Em 2013, o índice de investimento do município em saúde foi de 26,55%, bem acima dos 15% exigidos por lei. Mas, acredito que podemos realizar muito mais pela saúde de nossa população.
ER – Como você avalia o atendimento da saúde hoje?
Willyan Romero – Enfrentamos muitas dificuldades, por exemplo, a fila do agendamento foi reduzida, mas ainda não conseguimos zerá-la. A qualidade do atendimento ainda não atingiu o patamar almejado, precisamos humanizar mais o atendimento em algumas áreas. Entretanto, tivemos muitos avanços no atendimento, com a implantação do agendamento na UBS e médico 24 horas, não há necessidade da população fazer fila de espera na madrugada para conseguir uma consulta. No combate à dengue conseguimos reduzir o número de casos e neste verão 2013/2014, tivemos apenas um caso confirmado.
ER – O que a população pode esperar de melhorias na saúde nos próximos anos?
Willyan Romero – Temos vários projetos em fase de execução, aprovados e liberados pelos governos estadual e federal. Ainda este ano, iniciaremos a construção de duas unidades de saúde no valor total de R$ 1,2 milhão, aquisição de mais uma ambulância e um veículo para transporte de pacientes. Além de R$ 250 mil em móveis, material hospitalar, acessórios de informática, equipamentos ortopédicos, equipamentos odontológicos. Dentre esses podemos destacar, eletrocardiógrafo, detectores fetais, desfibrilador, oxímetro, microscópio, ar condicionado, cadeira odontológica completa.
Ao final da entrevista, o secretário Willyan Romero destacou que, o prefeito João Claudio tem dado o apoio necessário para a manutenção e ampliação dos serviços de saúde do município e, estão à disposição para atender à população em geral e, prestar quaisquer esclarecimentos sobre o trabalho da Secretaria de Saúde.
Fonte: Assessoria