Portal do Aluno

FACEBOOK

Covid-19

COVID-19

Despesas Covid-19

DESPESAS COVID-19

Despesas Covid-19

LEI PAULO GUSTAVO

PRAÇA SOLANGE MARQUES, 259 - CEP:87265-000 - CENTRO - Quinta do Sol
(44) 99721-0382
Acessibilidade

Cultura

Cine Fecilcam traz magia do cinema a Quinta do Sol

Terça-feira, 30 de abril de 2013

Visualizada: 1284 vezes


Ouvir matéria

Na década de 1970, quando Quinta do Sol chegou ao ápice populacional com aproximadamente 18 mil habitantes, os munícipes tinham diversas atrações para se divertir. Entre estes entretenimentos, havia um cinema no centro da cidade, que atraia público com a exibição de diversos filmes, principalmente, os clássicos das chanchadas brasileiras e comédias de Mazzaropi, Grande Otelo e outros nomes famosos do cinema nacional.

Com o declínio populacional e a redução de público, o cinema fechou. Atualmente, Quinta do Sol possui 5 mil habitantes e não tem cinema, a sala de exibição mais próxima fica em Campo Mourão, a 45 quilômetros de distância. Assim, muitos quintassolenses nunca tiveram a oportunidade de assistir a uma apresentação cinematográfica.

Diante desta realidade, que também é comum aos demais municípios da região de Campo Mourão, a Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão – UNESPAR/FECILCAM, criou o projeto Cine Fecilcam, que leva o cinema nacional às pequenas cidades da região. Com um projetor e um telão, os filmes são apresentados em salas fechadas ou em praça pública.

Em Quinta do Sol, a Prefeitura e Secretaria de Educação, por meio do prefeito João Claudio Romero, do vice Leandro Arruda e o secretário Clécio Oliveira aceitaram a proposta da Fecilcam, a fim de resgatar a cultura nacional por meio do cinema e proporcionar aos quintassolenses uma forma de diversão com incentivo cultural. Assim, houve a apresentação do filme brasileiro “Narradores de Javé” para a população.

O filme narra a história da comunidade de Javé, no agreste nordestino, que será submersa pelas águas de uma represa e somente um documento comprovando o patrimônio histórico da cidade pode impedir a catástrofe. Assim, o carteiro, que é o único alfabetizado do vilarejo, escreve as histórias que a população lhe conta sobre os feitos acontecidos na localidade. A exibição ocorreu durante a Feira do Produtor na Praça Gentil José Soares e aproximadamente 200 pessoas estiveram presentes para assistir ao filme e também se deliciar com os produtos comercializados pelos feirantes. 

Fonte: Assessoria

 Galeria de Fotos

 Veja Também