Terça-feira, 16 de abril de 2013
Visualizada: 295 vezes
Ouvir matéria
Na última terça-feira (09), a Secretaria de Ação Social fez uma transferência de materiais para a Secretaria de Saúde de Quinta do Sol. As responsáveis pela Ação Social, Juliana Teodoro e Ana Mendonça, fizeram o empréstimo dos bens ao secretário de saúde Willyan Romero e aos profissionais da Unidade Mista 24 Horas.
A transferência dos bens por empréstimo à Secretaria de Saúde veio de um acordo selado com a Ação Social a fim de beneficiar as unidades de saúde de Quinta do Sol e melhorar o atendimento prestado à população.
De acordo com o secretário de saúde Willyan Romero, desde o início da atual gestão em janeiro, a saúde tem sido uma das prioridades e o bem-estar dos usuários do serviço público de saúde municipal é uma necessidade.
Com o atendimento 24 horas e o nível de trabalho e internações elevados por conta da epidemia de dengue, a Secretaria de Saúde necessitava de uma ampliação dos materiais para suprir a demanda de equipamentos e utensílios necessários para realizar os procedimentos, além de manter a higiene do local e acolher adequadamente os pacientes.
A Secretaria de Ação Social de Quinta do Sol, através da APMI – Associação de Proteção à Maternidade e Infância, que são coordenadas por Juliana Teodoro e Ana Mendonça, esposas do prefeito João Claudio Romero e do vice Leandro Arruda, respectivamente, compreendendo a situação da Secretaria de Saúde e também por trabalhar em prol de melhores condições a todos os cidadãos quintassolenses, fizeram este acordo de cooperação, fornecendo à Saúde os bens e equipamentos necessários para os atendimentos aos pacientes do SUS no município.
Para o setor das enfermarias, quartos dos plantonistas (médicos e equipe de enfermagem), consultórios e ambulâncias foram doados mais de 65 jogos de lençóis, 28 fronhas, 36 toalhas de rosto e 36 tolhas de banho, além de quatro tapetes. Completando a lista dos itens de cama e banho, a Ação Social fez a cessão de 18 cobertores. Os lençóis foram entregues devidamente registrados para qual setor eles serão destinados, para facilitar o uso e atender as normas de uso exclusivo de cada material em setores diferentes para diminuir os riscos de infecção.
Estes itens eram dos mais esperados pela Secretaria de Saúde, pois o número de internações/observações nas enfermarias tem sido elevado devido, principalmente, à epidemia de dengue e a unidade não dispunha de materiais suficientes para atender a demanda e do que possuía, alguns não estavam em boas condições de uso. Assim, o secretário Willyan Romero entende que poderão oferecer um melhor conforto para aqueles que precisarem ficar na enfermaria da unidade de saúde.
Outro local que recebeu um grande número de doações foi o setor de copa e cozinha. Tal setor que foi reativado com a Unidade Mista 24 horas necessitava de uma renovação e ampliação dos bens para atender os usuários do serviço de saúde.
Assim, a Secretaria de Ação Social deu uma atenção especial para esse setor e disponibilizou uma grande variedade de utensílios, desde talheres, conchas, escumadeiras, diversos tipos de panelas e assadeiras, garrafas térmicas, marmitas, pratos e jogos de xícaras. Além de bandejas, tábua de carne, ralador, guardanapos, dispenser para copos, canecas e um moderno liquidificador.
Os profissionais da Secretaria de Saúde receberam os itens com muita alegria e satisfação, pois sabem da importância destes itens para um atendimento de qualidade aos pacientes. As responsáveis da Ação Social, Juliana Teodoro e Ana Mendonça, atenderam o pedido com muita dedicação e demonstraram a preocupação da atual gestão em ofertar os melhores serviços para a comunidade.
O secretário de saúde Willyan Romero acredita que com este apoio, a qualidade do atendimento aos pacientes, principalmente, aqueles que necessitam de internação ou observação na unidade, será com mais qualidade. E agradeceu em nome de todos os profissionais e usuários da unidade, à atenção que o prefeito João Claudio e o vice Leandro Arruda e demais setores da atual administração têm dado aos serviços de saúde de Quinta do Sol.
Fonte: Assessoria